Você sabia que o conceito desse tipo de transmissão foi imaginado por Leonardo Da Vinci há mais de 500 anos, e além de não ser um conceito "novo" o primeiro carro vendido com esse tipo de transmissão foi o Subaru Justy GL em 1989 (quase 30 anos atrás)? É esse aí da foto:
Para explicar de uma forma simples que você entenda sem ficar com sono, vou usar fotos e vídeos com breves explicações de texto.
Para melhorar ainda mais assista esse vídeo abaixo:
Veja como as polias em forma de cone se abrem e se fecham variando o diâmetro do eixo formado, por isso é chamada de transmissão continuamente variada.
Dentre as vantagens do câmbio CVT é muito importante citar a redução do consumo de combustível, por quê?
No gráfico abaixo é possível ver o aumento de giro em relação ao ganho de velocidade.
Em VERMELHO está o ganho de velocidade em relação ao giro (RPM) do motor com câmbio manual ou automático tradicional (planetário).
Em AZUL está a mesma relação do câmbio CVT.
Você consegue ver que a cada mudança de marcha o giro cai e é necessário aumentar o giro novamente, muitas vezes acima da média. Esse esforço extra que o motor tem a cada troca de marcha é responsável pelo consumo de combustível do seu veículo.
Analisando o sistema podemos perceber que é mais barato e simples que as caixas tradicionais, além de reduzir o consumo de combustível.
Seria o futuro breve dos carros?
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